UBUNTU 18.04 – BIONIC BEAVER: Lançada Hoje A Versão L.T.S. do Sistema Operativo

Foi lançada hoje, 26 de Abril de 2018 a versão estável do Sistema Linux Ubuntu 18.04 pela Canonical Lda. designa Bionic Beaver.

A distribuição Linux da Canonical tem sido uma das mais populares do mundo. Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações notáveis nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas há também novos recursos adicionados, como iremos mostrar a seguir:

  • Deixou de existir uma versão de 32 bits para a versão Desktop
  • Ubuntu Desktop passa a usar o ambiente gráfico Gnome em vez da interface Unity
  • Kernel foi atualizado para a versão 4.15
  • Possibilidade de proceder a uma “instalação mínima”
  • Gnome foi atualizado para a versão 3.28. O Gnome Shell passa a suportar Thunderbolt 3
  • GDM substitui o LightDM como gestor de logins
  • Python 2 deixa de vir instalado por omissão
  • OpenSSH apenas funciona com chaves superior a 1024 bits
  • gconf deixa de vir instalado por omissão
  • LibreOffice 6.0
  • Incluída app To-Do
  • App Characters foi substituída pela app Character Map
  • App calendário passa a suportar previsão do tempo

Além dos recursos mencionados acima existem outros que tornam o Bionic Server um sistema mais chamativo e que responde as necessidades dos usuários tal como:

1 – Durante a configuração inicial:

A nova versão do Ubuntu surpreende ao usuário com uma nova tela de boas-vindas com um setup inicial, onde poderá rever algumas configurações que você  fez durante a instalação e configurar algumas outras. A primeira a ser feita é dar uma olhada nestas opções:

Esta primeira tela mostra as novidades que o GNOME nesta versão do sistema. Usuários acostumados ao Ubuntu 16.04 LTS, com a interface Unity, sentirão uma diferença considerável no Workflow, mas, ainda que estejam em locais diferentes, tudo o que precisa ainda está lá. Vale a pena observar com calma os principais pontos.

 

2 – Livepatch

ubuntu cenfoss

O livepatch é um serviço premium do Ubuntu que algumas outras distros com finalidades comerciais (como SUSE e Red Hat) costumam oferecer. Ele permite que o usuário proceda com a aplicação de correções diretamente ao Kernel Linux sem a necessidade de reinicialização. Você que é um usuário doméstico do Ubuntu pode viver sem essa função tranquilamente, mas adicioná-la pode trazer algum conforto extra.

A questão é que antes do Ubuntu 18.04 LTS instalar e configurar este serviço era um pouco mais trabalhoso, agora o usuario precisa apenas de fazer um login na sua conta do Ubuntu One para ativar a função, caso não tenha uma, pode criar ainda nesta parte da configuração.

3 – Disposição das Aplicações do Sistema na Tela

ubuntu cenfoss

Diferente do Ubuntu 16.04, a nova versāo apresenta um ícone de menu diferente e situado noutro lugar da tela, neste caso, no canto inferior esquerdo e apresentado de forma a ocupar toda janela e dando uma melhor visāo dos conteúdos e ferramentas que compõem o sistema.

Esta foi uma breve apresentação da nova distribuição Ubuntu 18.04 LTS do Sistema Linux.

Lembre-se que: Deve sempre que possível actualizar o seu sistema para torná-lo menos vulnerável e ter uma melhor experiência.

 

————————————————————————————————————————————————————————————

Caso tenha alguma observação, questão ou queira partilhar algum conhecimento sobre o sistema partilhe connosco enviando uma mensagem .